Pesquisar este blog

1 de ago. de 2011

VOCÊ PODE SER...


Você pode curtir ser quem você é, do jeito que você for, ou viver infeliz por não ser quem você gostaria.
Você pode assumir a sua individualidade ou reprimir seus talentos e fantasias, apenas para ser o que os outros gostariam que você fosse.
Você pode produzir-se e ir se divertir, brincar, cantar e dançar, ou dizer em tom amargo que já passou da idade ou que essas coisas são fúteis e não ficam bem para pessoas sérias e bem situadas como você.
Você pode olhar com ternura e respeito para si próprio e para as outras pessoas ou com aquele olhar de censura, que poda, pune, fere e mata, sem nenhuma consideração para com os desejos, limites e dificuldades de cada um, inclusive os seus.
Você pode amar e deixar-se amar de maneira incondicional, ou ficar reclamando que ninguém se importa com você.
Você pode ouvir o seu coração e viver apaixonadamente, ou agir exclusivamente de acordo com o figurino da cabeça tentando analisar e explicar a vida antes de vivê-la.
Você pode deixar como está para ver como é que fica ou, com paciência e trabalho, ir realizando as mudanças que precisam ser feitas na sua vida e no mundo à sua volta.
Você pode deixar que o medo de perder paralise os seus planos ou partir para a ação, mesmo com os poucos recursos que tem, com muito entusiasmo e uma enorme vontade de ganhar.
Você pode amaldiçoar sua sorte ou encarar a situação como mais uma grande oportunidade de crescimento que a vida está lhe oferecendo.
Você pode mentir para si mesmo, achando desculpas e culpados para todas as suas insatisfações, ou encarar a verdade de que, no fim das contas, sempre você é quem decide o tipo de vida que quer levar.
Você pode escolher o seu destino e, através de ações concretas, caminhar firme em direção a ele, com marchas e contramarchas, avanços e retrocessos, ou continuar acreditando que ele já estava escrito nas estrelas e nada mais lhe resta a fazer senão passivamente entregar-se a ele e sofrer.
Você pode viver o presente que a vida lhe dá ou ficar preso a um passado que já acabou, e que portanto, nada mais lhe resta fazer, ou a um futuro que ainda não veio, e que portanto, não lhe permite fazer nada.
Você pode ficar numa boa, desfrutando o máximo das coisas que você é e possui ou se acabar de tanta ansiedade e desgosto.
Você pode se engajar no mundo, melhorando a si próprio e, por consequência, melhorando tudo que está à sua volta, ou esperar que o mundo melhore para só então começar a pensar em melhorar.
Você pode continuar escravo da preguiça, ou comprometer-se pra valer, tomando as atitudes necessárias para mudar de vida por não ser ou não possuir tudo o que você gostaria.
Você pode ser feliz com a vida como ela é ou passar todo o seu tempo se lamentando pelo que ela não é.
A escolha é sua e o importante é que você sempre tem escolha.
Pondere, portanto, ao se decidir pelo caminho que vai tomar, pois é você que terá de se haver -sozinho e sempre com as consequências de cada escolha que fizer.

Geraldo Eustáquio de Souza

Nenhum comentário:

Postar um comentário