Pesquisar este blog

5 de jul. de 2012

O PESO QUE A GENTE LEVA.






O perigo da viagem mora nas malas.

Elas podem nos impedir de apreciar

a beleza que nos espera.




Experimento na carne a verdade das

palavras, mas não aprendo.




Minhas malas são sempre superiores

às minhas necessidades.




É por isso que minhas partidas e

chegadas são mais penosas do que

deveriam.




Ando pensando sobre as malas

que levamos...

Elas são expressões dos nossos

medos.

Elas representam nossas

inseguranças.




Olho para o viajante com suas

imensas bagagens e fico curioso

para saber o que há dentro das

estruturas etiquetadas.

Tudo o que ele leva está diretamente

ligado ao medo de necessitar.




Roupas diversas; de frio, de calor

o clima pode mudar a qualquer

momento!




Remédios, segredos, livros, chinelos,

guarda-chuva - e se chover?

Cremes, sabonetes, ferro - elétrico -

isso mesmo!

Microondas? - Comunique-me, por

favor, se alguém já ousou levar.




O fato é que elas representam

nossas inseguranças.




Digo por mim. Sempre que saio

de casa levo comigo a pretensão

de deslocar o meu mundo.

Tenho medo do que vou enfrentar.




Quero fazer caber no pequeno

espaço a totalidade dos meus

significados.

As justificativas são racionais.




Correspondem às regras do bom

senso, preocupações naturais para

quem não gosta de viver privações.




Nós nos justificamos.

Posso precisar disso, porque

preciso daquilo...




Olho ao meu redor e descubro

que as coisas que quero levar

não podem ser levadas.




Excedem aos tamanhos permitidos.

Já imaginou chegar ao aeroporto

carregando o colchão para ser

despachado?




As perguntas são muitas...

E se eu tiver vontade de

ouvir aquela música?

E o filme que costumo ver

de vez em quando, como se

fosse a primeira vez?




Desisto. Jogo o que posso no

espaço delimitado para a minha

partida e vou.




Vez em quando me recordo de

alguma coisa esquecida, ou então,

inevitavelmente concluo que mais

da metade do que levei não me

serviu pra nada.




É nessa hora que descubro que

partir é experiência inevitável

de sofrer ausências.




E nisso mora o encanto da viagem.

Viajar é descobrir o mundo que

não temos.




É o tempo de sofrer a ausência que

nos ajuda a mensurar o valor do

mundo que nos pertence.




E então descobrimos o motivo que

levou o poeta cantar:

"Bom é partir; Bom mesmo é

poder voltar"




Ele tinha razão.

A partida nos abre os olhos para

o que deixamos.

A distância nos permite mensurar

os espaços deixados.




Por isso, partidas e chegadas são

instrumentos que nos indicam quem

somos, o que amamos e o que é

essencial para que a gente continue

sendo.




Ao ver o mundo que não é meu eu

me reencontro com desejo de amar

ainda mais o meu território.




É consequência natural que faz o

coração querer voltar ao ponto

inicial, ao lugar onde tudo começou.




É como se a voz identificasse a raiz

do grito, o elemento primeiro.

Vida e viagens seguem as mesmas

regras.

Os excessos nos pesam e nos retiram

a vontade de viver.




Por isso é tão necessário, partir, sair

na direção das realidades que nos

ausentam.




Lugares e pessoas que não pertencem

ao contexto de nossas lamúrias...

Hospitais, Asilos, Internatos...




Ver o sofrimento de perto, tocar na

ferida que não dói na nossa carne, mas

que de alguma maneira pode nos

humanizar.




Andar na direção do outro é também

fazer uma viagem.

Mas não leve muita coisa não tenha medo

das ausências que sentirá.




Ao adentrar o território alheio, quem

sabe assim os seus olhos se abram para

enxergar de um jeito novo o território

que é seu.




Não leve os seus pesos.

Eles não lhes permitirão

encontrar o outro.




Viaje leve, leve, bem leve.




Mas se leve.







(Padre Fábio de Melo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário